quarta-feira, 26 de março de 2014

A Morte do Demônio (1981)

Já que estou animado, resolvi começar a falar sobre a Trilogia Clássica e Remake "A Morte do Demônio". Um filme que gerou muita repercussão no ano de lançamento devido as cenas extremamente violentas para a época. Durante mais de 30 anos, The Evil Dead é conhecido como um filme de cenas repugnantes já filmadas. O filme para alguns é algo totalmente sem nexo, mas para quem gosta do gênero, classifica-o como uma obra prima do horror. E ai, preparado?

A Morte do Demônio
The Evil Dead


Ash (Bruce Campbell), Cheryl (Ellen Sandweiss), Linda (Betsy Baker), Scotty (Hal Delrich) e Shelly (Sarah York), vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta, chegando lá encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, que tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.

 

 No Brasil o filme também é conhecido como Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio. O filme é de origem norte-americana, lançado em 1981 pelo diretor Sam Raimi. No Brasil o filme só chegou no final dos anos 80, em 1989. Devido ao grande conteúdo de violência a versão original foi proibida em vários países, como na Finlândia, Islândia, Irlanda e na Alemanha. Na Alemanha o filme teve sua exibição proibida durante quase 10 anos. Nestes anos circulava clandestinamente no mercado negro. Foi exibido publicamente em 1992 com várias edições e censuras, até que em 2001 foi lançado em DVD sem cortes.

A Morte do Demônio é um dos meus favoritos por conta do terror contido no filme. Puxando mais para o terror gore, que na época era mais conhecido como horror. O filme hoje não é considerado tão assustador quanto ao ano de lançamento. Passado os anos, o filme ganhou o titulo de "Trash". Para muitos, trash significa algo que é de orçamento barato e que, em língua popular, não presta, ou aprofundando mais, algo que em vez de dar medo, é engraçado. Mas para os fãs de filmes trash, significa algo que é insubstituível, e que mesmo com o passar dos anos, ele estará intacto e imortal. Um Clássico do terror.


The Evil Dead ganhou muita repercussão na década de 80 e foi arrecadando muitos fãs durante todos esses anos. O filme possui duas continuações, formando assim uma trilogia. 

Bom, confesso que quando vi eu dei muitas risadas. Estamos acostumados com o terror moderno, assustadores e cheio de realidade, quando vemos um clássico, achamos graça de tudo que passa. Mas o filme com certeza foi perturbador algum dia. Na verdade, hoje ele pode até ser para quem não é acostumado a ver filmes de terror, ai sim a repercussão seria diferente devido à visão de outros espectadores. As cenas envolvidas na trama são diferentes de tudo que já vi. Os personagens viram demônios assim como um vírus é transmitido pelo ar. A base de sobrevivência em A Morte do Demônio é se cuidar o máximo, e ter menos contato possível com quem está com o "demônio" no corpo. Porém a realidade é outra. Ash e seus amigos nunca viram algo parecido, então pensam que tudo isso é apenas "um ataque de loucura", mas a verdade é que eles estão dedicados a morrer.


Sem muita tecnologia e recursos. Os efeitos e maquiagem, como vocês devem estar percebendo, são típicos da década de 80. Mas mesmo com o orçamento baixo do filme, eles conseguem te transmitir pavor e arrepios intensos, principalmente no medo psicológico envolvido na trama.

Os personagens são ótimos, principalmente Ash. Que no começo é meio apagado, mas vai ganhando a sua posição de principal e sendo assim o único personagem encaixado nas outras sequências. Ash é interpretado por Bruce Campbell. Ator que antes dos anos 2000, aqui entre nós, era um gato. Até coberto de sangue e dando aquelas risadas bizarras em Evil Dead 2.

A direção Sam Raimi e produção de Rob Tapert são espetaculares. Para a época, Sam com apenas 22 anos de idade, dirigiu um dos ícones do terror. Que depois de várias décadas, ganharia uma regravação. A mais esperada do século 21.


 CURIOSIDADES

  • O filme foi rodado com o título Book of the Dead, escolhido por Sam Raimi. Na hora do lançamento, entretanto, o produtor Irvin Shapiro exigiu a mudança para The Evil Dead temendo que as pessoas fossem ver o filme achando que continha citações literárias, sendo que o tal "Livro dos Mortos" aparece muito pouco na trama.
  • A cabana abandonada onde o filme foi rodado era, realmente, uma cabana abandonada. E que pegou fogo, misteriosamente, alguns anos após as filmagens.
  • No porão da cabana, é possível ver um pôster do filme Quadrilha de Sádicos, de Wes Craven.
  • A voz do professor na gravação encontrada pelos jovens é do ator Bob Dorian, que não foi creditado.
  • O líquido branco que os humanos possuídos por demônios cuspiam era leite. Raimi usou isso não só para mostrar que o "sangue" dos demônios era diferente, mas também conseguir uma classificação mais branda da censura, do que se usasse um sangue parecido com o real.
  • A cena do sangue escorrendo sobre um projetor de cinema é uma homenagem de Sam Raimi a um amigo de escola, Andy Grainger. Quando Raimi e Bruce Campbell contaram a Grainger sobre a ideia para um filme, este respondeu: "Façam o fizerem, deixem o sangue escorrendo na tela o tempo todo". E assim foi feita uma homenagem literal.
  • A cabana usada para as filmagens não tinha porão. Assim, os produtores fizeram um buraco no piso, cavaram um pouco e colocaram um pedaço de escada, para as cenas onde alguém aparecendo entrando no porão. Sempre que os personagens estão caminhando no cenário do porão, as filmagens foram realizadas na garagem da casa de Sam Raimi.
  • Supostamente, o personagem de Bruce Campbell se chama Ashley "Ash" J. Williams, mas nem em The Evil Dead, nem em qualquer outro dos filmes da série, o nome de batismo do personagem é citado. Neste primeiro filme ele é chamado duas vezes de Ashley, e o restante do tempo de "Ash". Mesmo assim, o nome completo pegou e todo fã da série o conhece.
  •  As misteriosas palavras ditas pelo professor na gravação, e que tem o poder de desertar os demônios, são fragmentos da frase "Rob Tapert e Sam Raimi are the men on the side of the road" (Rob Tapert e Sam Raimi são os homens do lado da estrada), entregando a participação especial do diretor e do produtor Tapert no início do filme, logo depois o carro onde estão os cinco amigos quase bater num caminhão.
  • Um dos macabros desenhos no interior do Livro dos Mortos é uma reprodução da pintura "The Great Red Dragon and the Woman Clothed With the Sun", de William Blake. Este desenho tornou-se famoso como elemento principal do livro Dragão Vermelho, de Thomas Harris, onde o serial killer é "possuído" pelo dragão do desenho. O detalhe também é mostrado no remake Dragão Vermelho.
  • The Evil Dead foi um dos primeiros filmes a ser proibido na Inglaterra devido ao excesso de sangue e violência.
  • Os atores possuídos por demônios normalmente eram substituídos por dublês com maquiagem carregada, que representavam os demônios. Os irmãos de Sam, Ted e Ivam Raimi, e o amigo de Scott Spiegal (diretor de Um Drink no Inferno 2), foram dois destes dublês.
  • Sam Raimi fez a voz da força demoníaca que grita "Join us! Join us!" aos personagens.
  • A atriz Betsy Baker faz uma cena em que tenta apunhalar Ash, cambaleando pela sala como se fosse cega. Bem, a atriz realmente não estava enxergando nada, graças às lentes de contato brancas, e realmente não fazia noção de onde Bruce Campbell estava.
  • Há uma cena cortada, mostrada no DVD lançado no Brasil, que acontece logo depois que todos os amigos de Ash são transformados em demônios. Ele sai da cabana e começa a gritar desesperado, antes de destruir o vidro de uma das janelas da cabana com um chute.
  • O filme foi lançado nos EUA em uma versão especial para colecionador, em um estojo de plástico que imitava a capa do Livro dos Mortos mostrado na história.

Nota do Filme: 10 de 10


The Evil Dead é um pouco engraçado por conta de ser um filme antigo. Mas é impossível não achar as cenas do filme bizarras e assustadoras. E essa é a dica clássica de hoje, espero que vocês tenham gostado, até mais leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário