sábado, 5 de abril de 2014

O Chamado (2002)

Uma garota com poderes paranormais que não conseguia controlar. Um assassinato cruel, executado pela própria mãe. Um poço que serviu de prisão por sete dias até a sua morte. Uma vingança em forma de vídeo. 

Com certeza você já deve ter ouvido falar desse filme, ou até mesmo viu ele. Um dos filmes com maior teor psicológico que existe. The Ring é considerado como a revolução dos filmes de suspense do século XXI, muito aclamado pelo público e pela crítica especializada. História baseada no filme original de 1998, Ringu (The Ring - O Chamado ou O Chamado) por Hideo Nakata

O Chamado
The Ring


A repórter Rachel Keller (Naomi Watts) decide investigas a misteriosa morte de sua sobrinha Katie Embry (Amber Tamblyn), que, segundo os médicos, morreu de parada cardíaca. Tudo indica que sua morte está relacionada a uma sinistra fita de vídeo que dizem ser amaldiçoada pelo espírito de uma garotinha de roupa branca e cabelos longos, pois, ao término do filme, o telefone toca e uma estranha voz anuncia a morte de quem a assiste para uma semana. No início, pensando que se trata apenas de um boato de colégio, a repórter decide assistir a tal fita e, ao seu término, recebe o telefonema macabro. O que antes parecia ser apenas uma lenda urbana, acaba se tornando um terror real, quando o filho da repórter, o pequeno Aidan Keller (David Dorfman), sofrendo de insônia, encontra a fita e também a assiste. Rachel agora tem que lutar contra o tempo, sendo que ela tem apenas os sete dias para descobrir de onde veio a fita, quem a produziu e o motivo de ela matar as pessoas que a assistem nesse curto período de tempo. Rachel vai atrás da verdadeira história de Samara (Daveigh Chase), a garotinha que aparece no vídeo. Enquanto isso, coisas assustadoras começam a acontecer.


Na época que lançou o filme eu tinha apenas 7 anos de idade, por esse motivo, ainda tinha medo de filmes de terror. Enquanto eu morria de curiosidade para ver o filme, o reboliço que estava dando era algo sobrenatural. Todos falavam do tal filme que continha uma fita que matava, e eu sabia que não poderia ver, porque se visse, era uma semana sem dormir. Passado alguns anos, eu tive a oportunidade de ver, e como eu já tinha perdido o medo e estava entrado na fase de amante de filmes de terror, me apaixonei na certa. 

A estreia mundial do filme foi em Outubro de 2002, no entanto, aqui no Brasil o filme só chegou no final de Janeiro de 2003. As críticas foram positivas, recebendo diversos elogios, além de ter sido considerado muito superior ao original de 1998, Ringu, com direção de Hideo Nakata. O filme também teve boa aceitação do público, rendendo ao estúdio aproximadamente 130 milhões de dólares, além de ter ficado por oito semanas nas salas de cinema como um dos dez filmes mais assistidos de 2002.


O Chamado é a prova de que filme de suspense bom não precisa ter sangue. O visual do filme tem todo um contexto de mistério, desde ao cenário, quanto nas falas e formação das cenas, prezando o objetivo principal que é a formação de enigmas do início ao fim do filme. Sua fotografia é um tanto quanto sombria e ganha truques de sustos, em outras palavras, sustos que você pensa que vai levar mais não leva, que toma conta dos seus sentidos e te deixa totalmente ansioso para o que está por vir. As palavras que aparecem durante o decorrer do filme, indicando os dias restante que Rachel tem de vida, é algo simples, porém com uma importância extrema para o visual do filme, dando indicação de medo e mistério, e fazendo que você roa suas unhas sem perceber.


O filme é simples, não contém muitos efeitos especias, porém, os poucos efeitos que aparecem são de "cair o queixo", literalmente. Algo que me intriga é a história do filme e o fato de uma pequena fita ser o portal de vários assassinatos. É realmente simples, se você ver e fazer uma cópia da fita, nada irá acontecer à você. Rachel, no início do filme, faz uma cópia para seu ex-marido, até então quem está vendo não presta tanta atenção à essa parte do filme. Mesmo com a cópia feita, Rachel passa seus sete dias tentando, que ela pensa ter de vida, saber sobre a vida de Samara e o que aconteceu a ela. Algumas pessoas realmente não entendeu o contexto do final do filme surgindo perguntas no estilo: "Porque Rachel fica vendo a Samara sendo que ela fez uma cópia e não iria morrer?", ou para os desatentos, "Samara poupou a vida de Rachel?". Bom, Rachel fez uma cópia e se safou de morrer. O fato dela ainda estar vendo a Samara era porque a  própria garota queria mostrar o que aconteceu à ela. Porque até então ninguém tinha tanto interesse sobre a vida dela. 


Um fator que colabora para as cenas ficarem arrepiantes são os atores, em proporção todos são bons. Eles contribuem muito expressando o medo e arrepio em seus rostos, mostrando que a história da fita está realmente dando medo neles. O grande destaque vai para o papel principal, Rachel, interpretada por Naomi Watts, que mostra todo seu talento para com filmes de suspense, incorporando a personagem e transmitindo realidade ao espectador. 

Outro ponto positivo é o andamento do filme. Alguns tem um desenrolar lento e nos minutos finais começa acontecer tudo em proporção rápida e acaba ficando mal acabado. O Chamado mantem um único ritmo, e conforme você vai vendo, vai desvendando os enigmas junto com a personagem principal e entrando no clima do filme.


O vídeo que contribui para a vingança de Samara é algo assustador. Pequenos frames dele é introduzido ao decorrer do filme para que fique com um ar misterioso. A crítica especializada negativou o filme por conta do final ser um pouco confuso, mais eu ressalto que o filme é simples, só requer atenção. 

Para quem tem o DVD do filme, nos bônus especias, é encontrado um extra, chamado: "Não veja isso". Na verdade, esse extra do DVD conta com cenas deletadas do filme, como a morte do dono da pousada e o final do filme que não foi utilizado pela produtora, em que Rachel está no carro com seu filho contando o que aconteceria dali para frente com os dois e com quem assistisse ao vídeo de Samara Morgan. O final alternativo lembra muito o final de Ringu, a versão japonesa de O Chamado.


Na época de lançamento, surgiram boatos de que a fita de Samara realmente existia. O fato é que o filme é muito bem elaborado, desde as cenas, efeitos e composição dos personagens. O Chamado é e sempre vai ser um ícone para o gênero suspense, pode-se passar anos, décadas ou até mesmo séculos, creio que muitos remakes irão vir.


Nota do Filme: 10 de 10


Bom, esse foi o post de hoje e espero que vocês tenham gostado. Logo logo vou estar postando sobre O Chamado 2 e sobre o curta Círculos, que conta como foi a semana de Jake após assistir a fita de Samara Morgan.

Até a próxima leitores!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário