quarta-feira, 2 de abril de 2014

Superman: O Filme (1978)

Depois de horas analisando o filme, reconheci inúmeros pontos positivos e negativos que o primeiro longa-metragem do herói Superman possui. Minha análise é baseada no box The Superman Motion Picture Anthology, que contém todos os filmes desde 1978 à 2006. No box você encontra duas versões do primeiro filme, a original e estendida. A partir dessas duas versões e mais alguns making ofs assistidos, minha análise pôde ser completada, afim de deixar o post perfeito para vocês.

A ideia de fazer o primeiro longa do Superman surgiu em 1973. Vários diretores como Guy Hamilton e roteiristas (Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman e Robert Benton) estavam comprometidos com o projeto, antes do diretor Richard Donner ser contratado para a direção. Donner trouxe junto Tom Mankiewicz, para reescrever o roteiro, pois o original estava um pouco fraco, então Mankiewicz acabou sendo creditado como consultor criativo.

O filme teve um orçamento de US$ 55.000.000.00 milhões. 
Seu lucro foi de US$ 300.218.018.00 milhões.

Superman: O Filme
Superman


Jor-El, um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá crédito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent, e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes, mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane, uma colega de trabalho, ele é obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor, um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.



Gosto do início do filme por causa do garotinho lendo o gibi do Superman e dando introdução à história. Isso deixa mais realista, dando ênfase às raízes dos quadrinhos ao filme. E detalhe: O começo é uma gravação preta e branca em formato de tela quadrada, para que lembre as gravações da então série clássica de 1940. Série, que na época, era a única adaptação dos gibis para as telas. Depois que o garotinho dá a introdução do filme, começa a abertura com muitos efeitos brilhantes nos nomes dos atores, atrizes, diretor, roteiristas, etc.. Efeitos que exploram bastante o 3D, que para a época, era muito precário. Mas a maneira que eles colocam esses efeitos te dá uma sensação bem realista da terceira dimensão. O que realmente conta nessa abertura magnífica é a trilha sonora. Não sei você, mas quando escuto, arrepio dos pés à cabeça. Acho a trilha sonora do Superman a mais emocionante já feita. Pelo fato do personagem ser uma fantasia, te passa uma realidade que não existe. Mas afinal, não custa nada sonhar. (risos)


Se você é novato no assunto e não está entendendo o motivo do General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O'Halloran) estarem sendo condenados, não se preocupe. Embora demore um pouco para você saber o motivo detalhadamente, no último filme, "O Homem de Aço", é explicado certinho para quem não entendeu muito bem no "Superman: O Filme". Um ponto legal na cena em que Jor-El está no conselho perante aos três, é o efeito futurista criado para Krypton. Efeitos que foram criados antes da era digital, ou seja, inovador para o final dos anos 70 e dando início aos 80 com estilo. Agora, aqui entre nós, que objeto triangular é aquele que aprisiona os três para levarem para outra dimensão? É impossível você não rir. Numa boa, é o efeito mais sem noção do filme... Mas está valendo! (risos)

Em momentos você percebe algumas cenas com efeitos um pouco falsos, e algumas filmagens sendo feita em maquetes. Mas com o tempo eles conseguem disfarçar as cenas com proporções em escalas. Mas também não posso ser tão injusto com os efeitos. Por ser um filme do final dos anos 70, é considerado um marco para a tecnologia visual da época. Tanto que foi um dos recordes em bilheterias. 


Sabe a nave que leva o Superman para a Terra? Visual um tanto quanto estranho para um nave não acha? Bom, o visual dela melhora bastante no filme de 2006, "Superman: O Retorno". Mantendo o mesma aparência, porém, com muita tecnologia e modernismo. É visível a importância dos cristais para com o enredo do filme. Desde em Krypton, quanto na Terra, os cristais sempre acompanham Kal-El em sua jornada. Quando Krypton explode, você vê milhões de pontos verdes indicando partículas pequenas de kriptonitas. É um dos meus efeitos favoritos no filme.

O diálogo entre Jor-El (Marlon Brando) para com Superman ainda bebê é uma das cenas que te deixa vidrado. São tantas palavras bonitas ditas que você sente a emoção tomando conta dos seus sentidos. A fotografia e produção é inigualável. Mesmo que seja em um cenário todo branco ou em um campo de plantação de uma fazenda, por exemplo, são pequenos detalhes que completam toda magia do filme. As explosões do filme são bastante exploradas por fogos de artifícios, dando um show aos olhos de quem está assistindo.


Como eu disse no começo do post, eu tenho a versão original e a versão estendida do filme. Ambas são excelentes, porém para quem gosta de filmes detalhados, a versão estendida, como próprio nome já diz, é contida de mais cenas, cenas que são mais detalhadas do que a versão original.

Uma cena que eu gosto muito e que só contém na versão estendida, é a cena em que o Clark está correndo em alta velocidade, e uma menina vê ele pelo trem que está passando ao seu lado. Essa menina é a Lois Lane, colega de trabalho e mulher pelo qual Clark se apaixona anos depois. Uma curiosidade: Os pais de Lois que estão ao seu lado no trem são interpretados por Kirk Alyn e Noel Neill, atores que interpretaram o primeiro Superman e a primeira Lois na série original de 1940. Uma cena que também está contida apenas na versão estendida, é quando o Superman vai até o esconderijo do Lex. Antes dele entrar, Lex faz três passagens. Nessas passagens a primeira contém um monte de arma que atiram sem parar, uma que atira fogo para queimá-lo e outra para congelá-lo, mas nenhuma faz sequer um arranhão no Superman. Na versão original do filme não tem essa parte, o Superman nem passa por esses "desafios". Bom, são pequenos detalhes que fazem toda diferença.


No Daily Planet, quem comanda tudo é o Perry White (Jackie Cooper), um chefe que coloca ordem em tudo e em todos, mas que é alguém que se não tivesse no elenco, não seria legal. Um personagem que eu gosto bastante é o Jimmy Olsen (Marc McClure). Um rapaz engraçado, divertido e que é uma fofura. Confesso, tenho uma pequena quedinha por esses atores da década de 70 e 80 que passam gel e ficam com o cabelo lambido pro lado (risos)... Enfim... Vamos mudar de assunto senão acabo falando demais. (risos)

Na turma do Lex Luthor (Gene Hackman), além de planos diabólicos... Muitos risos estão garantidos. São tantas atitudes tapadas do seu ajudante Otis (Ned Beatty) que você vai rir sem parar. Mas a sensualidade da Ms. Teshmacher (Valerie Perrine) toma conta da cena, afinal, sempre tem que ter uma ajudante do Lex que ajuda o Superman... Sim, você ouviu certo. Parece que mulher nenhuma resiste aos encantos do homem de aço... Mas Lex não gosta muito disso... MS. TESHMAAAAAAACHER! (risos)


Falei de todos os atores e atrizes, mas não posso esquecer dos destaques do filme. Margot Kidder interpreta Lois Lane. Uma personagem persistente, corajosa, teimosa e muito observadora. Margot entra tanto no personagem que você não consegue identificar quando ela está atuando ou sendo ela mesma. A própria atriz disse no making of que ela ligou uma característica dela com Lois, que é a ambição. Colocou isso em prática para que a personagem ficasse mais realista possível. Confesso, às vezes fico com um pouco com raiva da Lois. Ela tem um príncipe ao lado dela, Clark, e só pensa no Superman. Mesmo sendo a mesma pessoa, o Clark se vê em muitos desafios de se revelar ou não para Lois, por conta até mesmo da pressão, da maneira que ela trata ele como Clark e ele como Superman, maneiras que são muito diferentes.

Christopher Reeve. Para mim o mais clássico dos clássicos, mesmo que Kirk Alyn fosse o Superman antes dele, para mim, Christopher foi e sempre será meu Superman favorito. Para conseguir o papel, que foi difícil pois o recusaram por conta do seu físico, teve que fazer muitos exercícios para entrar em forma e ficar o mais aparente possível com o Superman. Ele teve como foco, fazer um filme que atingisse gerações e gerações. No making of ele diz que o personagem Superman foi um desafio que ele quis fazer pois seria divertido, e que também queria fazer parte dessa geração de atores que interpretaram o herói. Para Christopher, Superman é um herói eterno. E que crianças que estavam vendo o filme (1978) pudessem mostrar aos seus filhos e netos a magia e felicidade que o herói transmite à quem o conhece.


Alguns pontos chatos em Superman: O Filme é que na hora em que o Superman está voando com Lois, ela cai do nada e começa a gritar, então ele vai lá e salva ela. Achei desnecessário. A cena estava tão bonita, envolvendo o casal, dai eles vão lá e colocam a Lois caindo e gritando, acabando com todo clima. Mas logo depois, narrativas da voz de Lois, como se fossem pensamentos da própria, começam a surgir, dizendo que o Superman está mexendo com os sentimentos dela. Achei legal e inspirador.

Tem alguns momentos ilógicos no filme, como o próprio voo dos dois. Aonde se viu Lois voar ao lado do Superman sendo segurada apenas pela mão? Se fosse algo lógico, ela voaria nas costas, ou em cima dos pés do Superman, algo que no filme de 2006, eles já arrumam. Outro momento nada a ver do filme é quando a Lois está presa em um buraco que não para de cair terra em cima dela, e detalhe, quando a câmera se distancia, você não vê terra alguma, apenas o buraco. Eita erro!


Alguns diálogos que são divertidos analisar:
"Nossa, mano!" "Com Licença." "Que roupa maneira." - Diálogo entre um pedestre para com Superman, elogiando a sua 'roupa maneira'.
"Calma moça, está salva." "Você me salvou?" "E quem salvou você?" - Diálogo entre Lois para Superman quando ele a salva caindo do terraço do Daily Planet.
"Mãe, um homem com um uniforme azul e vermelho acabou de salvar meu gato da árvore." "Já não falei para parar de contar mentirar?" - Diálogo entre uma garotinha para com a mãe. 
"Que Clark, bom." - Lois estava tão encantada com o Superman que nem prestou atenção no que Clark estava dizendo, e ao invés de dizer "Que bom, Clark." para disfarçar, acabou dizendo "Que Clark, bom." e piora tudo... Se bem que ela nem reparou que acabou piorando.
"Quer vinho?" "Não, obrigado. Nunca bebo quando voo." - Diálogo entre Lois e Superman no terraço. 
"Costa del Lex, Luthorville, Marina del Lex, Otisburgo..." "Otisburgo?" - Lex Luthor lendo o suposto novo nomes dos estados para Superman, quando se depara com um "Otisburgo" e que por sinal já olha para Otis, que se defende dizendo que a Ms. Teshmacher tem seu próprio pedaço de terra e ele não. 
Tantas frases divertidas que são dialogadas no filme... Garanto, você vai rir como nunca! 


O legal é ver algumas mudanças da série de 1930 para com o longa.
Antes, Kirk Alyn engrossava a voz quando mudava de Clark para Superman. Frases como "Para o alto e avante!" e "Parece um trabalho para o Superman." foram tiradas por ser frases de ação que todos saberiam que iria acontecer, sendo que não precisava ser ditas toda hora que ele iria fazê-la. 

O filme é de uma grande produção, isso não podemos negar. Que foi difícil filmar o primeiro longa-metragem do Superman, isso foi, mas no final, o resultado foi o conhecimento mundialmente, nada mal para um filme estreante do herói. Para finalizar o post eu quero destacar a cena final, não só do primeiro, como de todos os filmes contidos no The Superman Motion Picture Anthology. A cena finaliza o filme com o Superman sobrevoando a Terra. Essa mesma cena é repetida em todos os filmes com o Christopher Reeve, e logo depois copiada de uma maneira mais moderna, para com o Brandon Routh em Superman: O Retorno


Nota do Filme: 10 de 10


Superman: O Filme recebeu o Oscar de melhores efeitos visuais em 1979.
Em 1980 ganhou um Grammy na categoria de melhor trilha sonora.
E Christopher Reeve venceu na categoria de ator protagonista mais promissor na BAFTA (British Academy of Film and Television Arts).

E esse foi o post de hoje sobre o primeiro filme do Superman, Superman: O Filme.
Como a continuação possui a versão original e a versão do diretor (vou estar explicando melhor para vocês depois), vai ter dois posts sobre o segundo filme da franquia.
Te espero na quarta que vem... Com mais Superman! (risos)

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário